29 Apr 2017 Este site foi atualizado a 20 Apr 2017

Antes de me discriminares

A campanha “Antes de me discriminares, conhece-me!” destaca-se por implementar atividades dinâmicas de sensibilização contra todas as formas e razões de discriminação, violência doméstica e bullying, em todas as ilhas do arquipélago dos Açores.

Desenvolvida numa parceria da Novo Dia, Associação para a Inclusão Social, com o Governo Regional dos Açores, esta campanha tem como público-alvo todos (as) os (as) jovens açorianos.

O objetivo geral da campanha passa pela divulgação, informação e sensibilização, partindo do princípio da igualdade previsto no Artigo 13 da Constituição da República Portuguesa, e pretende como objetivos específicos:

  • Clarificar os conceitos de igualdade, de discriminação e de violência;
  • Desmistificar preconceitos, estereótipos e representações sobre o género, a idade, a orientação sexual, a etnia e a deficiência;
  • Informar, prevenir e combater situações de violência no namoro e de violência doméstica;
  • Informar, prevenir e combater situações de bullying e cyberbullying.

O plano de atividades desta campanha prevê a realização:

Roteiro da Igualdade

Ações de sensibilização dinâmicas e interativas adaptadas ao contexto escolar, onde se desenvolvem: o espaço da igualdade; o cantinho da leitura; jogos interativos; dinâmicas de grupo; debates e muito mais. São contempladas as escolas básicas e secundárias, e as escolas profissionais do arquipélago dos Açores. As escolas secundárias e profissionais interessadas em receber esta campanha deverão fazer a sua inscrição através da ficha disponível contactando a coordenação da campanha através do Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Tenda da Igualdade

Ações de sensibilização e informação, dinâmicas e interativas, adaptadas a centros de jovens, bem como a eventos públicos para jovens. São abrangidas as associações de jovens, centros de jovens e comissões de organização de eventos do arquipélago, interessadas em participar.

Workshop formativo – sensibilizar e informar jovens para a não discriminação

As sessões de workshop têm uma duração efetiva de 7h30, com o objetivo de contribuir para a eliminação de preconceitos associados às várias razões de discriminação. Pretende-se que os/as técnicos/as atualizem e adquiram conhecimentos no domínio da igualdade e da não discriminação, adequando e enriquecendo a sua própria prática profissional de modo a promoverem uma participação equilibrada de jovens estudantes na esfera pública e na esfera privada.

Maratona Fotográfica

Concursos regionais de fotografia lançados na rede social Facebook sobre as temáticas abordadas nesta campanha que incentivam a reflexão e a participação ativa do público jovem. Para mais informações sobre a Maratona Fotográfica consulte o regulamento ou Facebook:

Exposição Itinerante

Exposição de trabalhos artísticos selecionados resultantes de concursos desenvolvidos no decorrer das edições anteriores desta campanha, acompanhada de uma palestra de abertura sobre as várias razões de discriminação. São contempladas bibliotecas, centros culturais e outras instituições interessadas. 

As entidades interessadas em receber esta campanha podem contactar-nos através do Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Mais informações consulte ainda a nossa página no Facebook!

Materiais

Folheto Bullying e Ciberbullying
Folheto Bullying e Ciberbullying Folheto Bullying e Ciberbullying
 
Folheto Violência no namoro
 
Folheto Várias razões de discriminação