23 Sep 2017 Este site foi atualizado a 20 Apr 2017

Serviços

No âmbito da promoção da igualdade de oportunidades, prevenção e combate às diversas razões de discriminação e violência doméstica e de género, o CIPA- Novo Dia desenvolve várias ações de intervenção direcionadas para todas as idades e áreas da vida em sociedade, através dos seguintes serviços:

Ações de informação e sensibilização

O CIPA-Novo Dia desenvolve sessões de informação e sensibilização junto de diferentes públicos: crianças, jovens, pessoas adultas, idosas e em situação de exclusão e risco social.

Estas ações são desenvolvidas em contexto escolar e profissional, junto de entidades públicas e privadas mediante a solicitação e a indicação das temáticas pretendidas.

A metodologia de intervenção é adequada às diferentes faixas etárias, utilizando-se, por exemplo, a linguagem teatral para sensibilizar as crianças do pré-escolar, 1º e 2º ciclo do ensino básico e diversas atividades dinâmicas e expositivas para os/as jovens do 3º ciclo e do ensino secundário regular e profissional.

Estas ações são dinamizadas pela equipa técnica do CIPA mediante agendamento prévio.

Para mais informações e/ou inscrições: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Formação certificada

A Novo Dia é uma entidade certificada, pela Direção Regional do Emprego e Qualificação Profissional (DREQP), nas áreas Ciência politica e cidadania (313) e desenvolvimento pessoal (090). Neste sentido tem vindo a desenvolver várias ações de formação inseridas nas áreas de intervenção.

Para mais informações: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Encontros, palestras e tertúlias

Ao longo dos últimos anos, o CIPA-Novo Dia tem organizado e desenvolvido diversos momentos de debate, reflexão e partilha de conhecimentos junto do público em geral, com o objetivo de promover a reflexão sobre as situações de desigualdade existentes na sociedade atual e de aprendizagem conjunta sobre os fenómenos da discriminação.

Centro de informação e documentação

Um dos principais serviços disponibilizados pelo C.I.P.A., onde pode consultar o nosso catálogo online (OPAC). Nesta opção pode encontrar todas as referências bibliográficas disponíveis:

  • Páginas Web;
  • Bases de dados;
  • Documentos eletrónicos;
  • Diretórios;
  • Livros;
  • Revistas;
  • Artigos;
  • DVDs;
  • CDs;
  • Panfletos divulgativos.

O centro de documentação do CIPA- Novo Dia é especializado na temática da igualdade de género, discriminações e violência doméstica e de género, contudo, incorpora as áreas do trabalho, economia, literatura, família, educação, direito, sociologia, saúde, história, arte, violência, filosofia, psicologia, religião, estatística, feminismo, politica na União Europeia, sexualidade e literatura infantil.

Todo o material didático está disponível, de forma gratuita, para a comunidade em geral através do acesso aos documentos eletrónicos ou por processo de empréstimo efetuado presencialmente no CIPA.

Para saber mais sobre o projeto clique aqui.

No âmbito da diversificação de serviços informativos, consolidação e diversificação de leitores/as e aprofundamento e discussão de temáticas pertinentes na nossa atualidade, criamos uma Newsletter que é enviada periodicamente para todos/as os/as utilizadores/as deste serviço.

Subscreva a Newsletter na página inicial do site.

Estudos e diagnósticos

No âmbito da promoção da igualdade de oportunidades e combate às várias razões de discriminação e violência doméstica e de género, o CIPA-Novo Dia desenvolve estudos e diagnósticos na Região Autónoma dos Açores com o objetivo de proporcionar um maior conhecimento sobre determinados fenómenos sociais, possibilitando assim a criação de medidas e estratégias de intervenção adequadas à realidade.