17 Aug 2017 Este site foi atualizado a 20 Apr 2017

Redes e parcerias

A Associação Novo Dia é uma das Instituições que integra a Rede de Suporte Sociocultural à Mobilidade Humana e a Rede de Apoio Integrado à Mulher em Risco de São Miguel.

A Rede de Suporte Sociocultural à Mobilidade Humana de São Miguel tem como áreas de intervenção, os domínios do acolhimento, transição e da integração, transversal e permanente, tendo por base uma metodologia que assenta no desenvolvimento de um plano personalizado de intervenção. Enquanto parceira desta Rede de Apoio procura contribuir para a integração efetiva das pessoas repatriadas, imigrantes em exclusão, sem-abrigo e outros públicos em mobilidade na Comunidade Açoriana.

A parceria na Rede de Apoio Integrado à Mulher em Situação de Risco promove a inclusão social das mulheres em situação de risco físico, psicológico e social. Com este protocolo de cooperação a Novo Dia tem como população alvo, mulheres em situação de risco social e/ou vítimas de violência.

A Novo Dia procede ao acolhimento de emergência, durante 24h do dia, por períodos curtos de tempo. Disponibiliza acolhimento temporário por períodos de tempo máximo de seis meses, mediante projeto consertado de inclusão social, que inclui desenvolvimento pessoal, social e profissional dos utentes. A Novo Dia atua a nível da intervenção direta com indivíduos em risco, sensibilizando e proporcionando acompanhamento psicológico com o objetivo de promover a inclusão social, a prevenção e redução de riscos abrangendo as áreas da toxicodependência, prostituição.

Enquanto membros das Redes trabalha com outras Instituições Particulares de Solidariedade Social inseridas na Rede de Suporte Sociocultural à Mobilidade Humana, bem como, na Rede de Apoio Integrado à Mulher em Situação de Risco.

No que se refere à Rede de Apoio Integrado à Mulher em Situação de Risco contamos com a participação das Associações inseridas no Polo Operacional de Apoio Integrado à Mulher em Situação de Risco, mais propriamente: ISSA – Instituto da Segurança Social dos Açores, Centro de Apoio à Mulher de Ponta Delgada, Centro de Bem Estar Social do Livramento, Centro Social e Paroquial Nossa Senhora da Oliveira, União de Mulheres Alternativa e Resposta – Açores, Instituto Bom Pastor, APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima e a Associação Crescer em Confiança.

Em relação à Rede de Suporte Sociocultural à Mobilidade Humana, a Novo Dia tem como parceiras as seguintes Instituições: ISSA – Instituto da Segurança Social dos Açores, Associação Regional de Reabilitação e Integração Sociocultural dos Açores, Casa de Saúde de São Miguel, Direção Geral de Reinserção Social, Direção Regional das Comunidades, Associação dos Imigrantes nos Açores, Cáritas de São Miguel, Policia de Segurança Pública, Alternativa – Associação Contra as Dependências, Centro Social e Paroquial de São Roque, Santa Casa da Misericórdia da Povoação, Direção Regional do Trabalho e Qualificação Profissional, Estabelecimento Prisional de Ponta Delgada, Centro de Terapia Familiar e Intervenção Sistémica, Hospital do Divino Espírito do Santo, Cresaçor e Cruz Vermelha Portuguesa de Coimbra.